domingo, 2 de fevereiro de 2014

Situação problema

 

Situação Problema 3: ESTREPTOCOCOS
 
Um homem de 62 anos de idade com história de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) foi admitido  na sala de emergência devido a ocorrência de febre de 40ºC, calafrios, náuseas, vômitos e hipotensão. Além disso, o paciente produziu escarro viscoso e amarelado, cuja quantidade aumentou no decorrer dos 3 dias anteriores. O paciente apresentou frequência respiratória de 18 respirações/m,in., e pressão arterial de 94/52 mmHg. O exame de radiografia de tórax revelou infiltrados extensos na parte inferior do pulmão esquerdo, atingindo tanto o lobo inferior quanto à lingula. Várias hemoculturas e a cultura do escarro evidenciaram a presença de Streptococcus pneumoniae. O microrganismo isolado mostrou-se sensível à cefazolina, vancomicina e eritromicina, porém resistente à penicilina.
  1. Quais as principais provas funcionais que foi utilizado para caracterizar o germe em questão?
  2. Que condição predisponente tornou este paciente mais susceptível a pneumonia e bacteremia causada por S. pneumoniae? Que outras populaçõesa de pacientes são susceptíveis a estas infecções?
  3. Quais as outras infecções causadas por S. pneumoniae e quais as populações mais susceptíveis?
  4. Qual o mecanismo mais provavelmente responsável pela resistência do microrganismo isolado à penicilina?
  5. Quais os meios utilizados na cultura do escarro para isolar o germe em questão?

Situação Problema 2: Estafilococos

Um jovem de 18 anos de idade caiu sobre o joelho enquanto jogava basquetebol. O joelho ficou dolorido, porém não houve solução de continuidade da pele. No dia seguinte, o joelho estava inchado e permaneceu doloroso, de modo que ele foi levado ao Departamento de emergência local. Foi aspirado um líquido claro do joelho, e o médico prescreveu tratamento sintomático. Dois dias depois, a inchação voltou, a dor aumentou e ocorreu eritema no joelho. Como o paciente também se sentiu sistematicamente doente, com temperatura oral de 38,8ºC, retornou à sala de emergência. A aspiração do joelho revelou um líquido turvo e a cultura do líquido e hemocultura foram positiva para Staphylococcus aureus.
a)      Citar duas fontes possível deste microrganismo na situação problema RESP= Bactéria da própria pele e bactéria do chão

b)      Os estafilococos produzem uma variedade de doenças, incluindo a síndrome da pele escaldada estafilocócica, a síndrome do choque tóxico, intoxicação alimentar, infecções cutâneas e endocardite. De que maneira os sintomas clínicos destas doenças diferem da infecção observada neste paciente? RESP = A síndrome da pele escaldada estafilocócica é uma infecção cutânea disseminada na qual a pele descama como se tivesse sido queimada. Certos tipos de estafilococos produzem uma substância tóxica que faz com que a camada superior da pele (epiderme) se separe do resto da mesma. Algumas vezes, as infecções cutâneas causadas por Staphylococcus podem causar a síndrome do choque tóxico, uma condição potencialmente letal.s A síndrome da pele escaldada estafilocócica quase sempre afeta lactentes, crianças jovens e indivíduos com depressão do sistema imune.

c)      Descreva como se procedeu a cultura para o isolamento e caracterização do germe da situação-problema

Situação problema 1: Coloração de Gram

Considere as etapas da coloração de Gram: 

Etapa 1: Corar com sol. cristal-violeta; 

Etapa 2: Descorar com álcool-acetona;  

Etapa 3: contracorar com Fucsina.  

Quatro técnicos de laboratório fizeram a coloração de Gram em um esfregaço de cultura mista contendo um germe Gram-negativo (E.coli)  e Gram-positivo (S.aureus), e encontraram o seguinte resultado:



Escherichia coli
Staphylococcus aureus
Acadêmico 1
bacilos vermelhos
Cocos vermelhos
Acadêmico 2
bacilos incolor
cocos  roxo
Academico 3
bacilos vermelhos
cocos roxo
Acadêmico 4
bacilos roxo
cocos roxo

Discuta os resultados indicando em cada situação, as etapas que não foram executadas e qual o acadêmico que acertou o diagnóstico

Nenhum comentário:

Postar um comentário